Segurança nas Transacções Bancárias

Cartilha de segurança

 

Nesta secção, são apresentadas algumas recomendações para a realização de transacções bancárias com mais segurança, através dos diversos canais disponíveis, complementando as informações disponibilizadas pelas instituições bancárias, pela EMIS e pelo Banco Nacional de Angola.

Transacções Bancárias

  • Deve consultar regularmente os movimentos na sua conta corrente. Caso constate qualquer movimento de crédito ou débito irregular, deve entrar em contacto com o seu banco imediatamente;
  • Ao deitar fora as facturas do seu cartão e extractos bancários, rasgue-os de modo a impedir a identificação dos seus dados;
  • Em caso de dúvida sobre a segurança no acesso ao seu banco ou sobre algum procedimento que executou, entre em contacto com o seu banco.

Cartões

  • Nunca partilhar o PIN do seu cartão;
  • Guarde os seus cartões de pagamento em local seguro, sem acesso ou conhecimento de outras pessoas;
  • Memorize sempre o PIN do seu cartão, sem anotá-lo ou deixá-lo juntamente com o seu cartão;
  • Consulte regularmente se os movimentos realizados com o seu cartão foram devidamente registados e se os valores estão correctos. Caso detecte alguma anomalia, deve contactar de imediato o banco emitente do cartão;
  • Aquando de pagamentos com cartão de débito ou de crédito, verifique sempre o montante a ser pago. Após a validação de pagamento, deve exigir sempre o talão comprovativo da operação realizada, que deve ser guardado para validação posterior com o extracto da conta ou do cartão;
  • Nunca empreste o seu cartão nem permita que o mesmo seja examinado por estranhos;
  • Assine todos os seus cartões de crédito ao recebê-los. Se possível, certifique-se que a sua assinatura é difícil de falsificar;
  • Nunca se afaste do caixa automático (CA) antes de terminar a operação. Em caso de dúvida, pressione a tecla “cancelar” e não inicie qualquer outra operação;
  • Nunca aceite ou solicite ajuda de estranhos. Se precisar, peça informações a um funcionário do seu banco, devidamente identificado;
  • Fique atento à presença de pessoas suspeitas. Ao digitar sua senha, evite que outros possam ver o movimento dos seus dedos no teclado;
  • Antes de utilizar o caixa automático, deve verificar se o mesmo está em boas condições, se não apresenta sinais de ter sido alterado ou vandalizado, prestando especial atenção para detectar partes soltas, tortas ou danificadas, arranhões ou resíduos de adesivos, nomeadamente na zona de entrada dos cartões ou de saída das notas. Caso detecte anomalias, deve contactar de imediato as autoridades policiais;
  • Tenha cuidado com estranhos nos ambientes dos caixas electrónicos – o seu cartão pode ser trocado ou roubado sem que você perceba;
  • Em estabelecimentos comerciais, acompanhe sempre o operador até o equipamento onde o cartão será utilizado e verifique o valor da compra no ecrã do equipamento;
  • Antes de sair de qualquer estabelecimento comercial em que tenha utilizado o seu cartão, verifique se o cartão devolvido é realmente o seu;
  • Comunique imediatamente à entidade emitente do seu cartão em caso de perda, roubo, apropriação abusiva ou qualquer utilização não autorizada do seu cartão, logo que deles tenha conhecimento e de acordo com as formas, meios e prazos indicados no contrato de adesão;
  • Se substituir o seu cartão, destrua o anterior, inutilizando a banda magnética e, em caso de cartão de crédito, inutilize o chip, a numeração e o local da assinatura.

Talões de cheque

  • Guarde os seus talões de cheque em local seguro, sem acesso ou conhecimento de outras pessoas;
  • Use letras e números grandes e legíveis, evitando deixar espaços entre eles;
  • Evite carregar na carteira o talão de cheques com todas as folhas. É aconselhável levar apenas 2 ou 3 folhas consigo;
  • Inutilize os campos em branco, ao preenchê-los com um traço contínuo na horizontal;
  • É aconselhável cruzar os cheques e fazê-lo nominal à empresa ou pessoa que irá recebê-lo, evitando que o seu cheque seja repassado para terceiros;
  • Anote o número das folhas de cheques usadas, pois em caso de roubo é mais fácil identificá-las;
  • Nunca deixe outra pessoa preencher o seu cheque, pois pode deixar espaços em branco para acrescentar letras e números depois;
  • Nunca deixe requisições ou cheques assinados no talão;
  • Destrua os talões de cheques de contas inactivas;
  • Comunique imediatamente ao seu banco em caso de perda, roubo, apropriação abusiva de cheques, logo que deles tenha conhecimento;
  • Mantenha a sua conta de depósito à ordem sempre aprovisionada, de modo a evitar cheques devolvidos por falta de provisão.

Internet Banking

  • Instale um programa antivírus, que contenha antimalware e antispam, e mantenha-o actualizado com a versão mais recente, e com todas as actualizações aplicadas;
  • Mantenha o sistema operativo do seu computador actualizado, assim como outras ferramentas de controlo de segurança, como a firewall;
  • Utilize filtros anti-spam na sua caixa de correio electrónico, para filtrar mensagens não solicitadas. Deve ter cuidado com a correspondência electrónica não solicitada ou de procedência desconhecida, especialmente se tiverem arquivos anexados, pois podem trazer diferentes riscos à sua segurança;
  • É aconselhável evitar clicar em links no seu correio electrónico, sendo preferível digitar o endereço fornecido;
  • Troque a sua senha de acesso ao serviço de internet banking periodicamente, com uma periodicidade entre 90 a 180 dias;
  • Tente sempre decorar a sua senha de acesso ao serviço de internet banking, evitando apontá-la ou deixá-la juntamente com o seu cartão;
  • Para criar senhas de acesso fortes, é aconselhável:
    • A senha deve ter entre 8 a 10 caracteres, pois quanto mais caracteres, mais difícil para o criminoso descobrir a senha;
    • A senha deve ser alfanumérica: inclua letras (se possível, combinando maiúsculas e minúsculas), números e caracteres especiais;
    • Evite utilizar na sua senha informações pessoais facilmente acessíveis, como datas de nascimento, número de telefone, sequências numéricas simples ou o sobrenome;
    • Para memorizar a sua senha mais facilmente, é aconselhável combinar elementos pessoais, alternando entre maiúsculas, minúsculas e caracteres especiais;
    • É aconselhável utilizar uma senha diferente para cada serviço.
  • Não realize operações financeiras ou digite dados confidenciais em equipamentos de uso público (como em cyber cafés ou hotéis), em equipamentos de desconhecidos ou em equipamentos que não tenham programas antivírus actualizados;
  • Não execute programas nem abra ficheiros de origem desconhecida, pois podem conter vírus, cavalos de tróia e outras aplicações maliciosas que podem capturar ou solicitar dados de acesso ao serviço de internet banking;
  • Evite visitar sites para transferir arquivos (download) de programas ilegais e/ou com aparência duvidosa, pois alguns desses sites instalam automaticamente ferramentas com características maliciosas e que podem ser utilizadas fraudulosamente. Só faça transferências de sites que conheça e saiba que são confiáveis;
  • Quando efectuar pagamentos ou realizar outras operações financeiras online, verifique se o site tem conexão segura, através do protocolo HTTPS, que utiliza certificados de segurança digitais, métodos criptográficos, e outros protocolos (como o SSL – Secure Sockets Layer e o TSL – Transport Layer Security), para assegurar a confidencialidade e integridade das informações. Um certificado de segurança digital é uma garantia fornecida por uma entidade que confirma a identidade do titular do certificado e o nível de segurança do site;
  • Confirme se o site utiliza conexões seguras antes de introduzir informações pessoais ou financeiras. Pode fazê-lo ao verificar se:
    • Existe um ícone de cadeado, habitualmente ao lado da barra de endereços do browser;
    • O endereço do site é precedido por https://, em que a letra s depois do habitual http significa seguro;
    • Vem acompanhado de um certificado digital de validação, que pode ser visualizado ao clicar sobre o ícone do cadeado fechado;site seguro
Acesse o site do seu banco ao digitar o endereço directamente no navegador (browser);
  • Evite clicar em links (hiperligações) existentes em páginas ou mensagens de correio electrónico para aceder ao site do seu banco;
  • Nunca abandone o seu computador quando está a efectuar pagamentos ou realizar outras operações financeiras online;
  • Encerre sempre a sessão de internet banking, clicando nos botões existentes para o efeito.

Telefone

  • Nunca forneça dados pessoais, dados bancários ou senhas em chamadas telefónicas recebidas;
  • Sempre que for contactado, assegure-se que a pessoa que o contacta está devidamente credenciada;
  • Evite utilizar telemóveis de terceiros para entrar em contacto com o seu banco, pois os dados da sua conta e a sua senha podem ficar registados na memória do dispositivo.