Comunicado sobre a pandemia COVID-19

A todos os clientes, colaboradores e parceiros

A ABANC e os seus Associados têm vindo a acompanhar de perto os desenvolvimentos da crise internacional, com efeitos e alcance ainda incertos, causada pela pandemia do COVID-19, bem como os impactos potenciais na saúde da população Angolana e na nossa economia.

A ABANC encontra-se actualmente a interagir com os seus Associados, com o Banco Nacional de Angola e o Governo para garantir um alinhamento e coordenação da actuação em resposta a esta situação de emergência que vivemos. Os Bancos estão preparados para ter um papel importante na defesa contra esta grave ameaça.

Na sequência da activação dos seus Planos de Contingência, os Bancos já iniciaram a implementação de um conjunto de medidas importantes para protegerem os seus Clientes e Colaboradores na sequência de recomendações da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde de Angola, nomeadamente incentivando os Clientes para uma maior utilização de canais digitais ou meios de pagamento electrónico, sempre que possível, evitando a visita às agências.

É expectável que mais medidas sejam anunciadas pelas Instituições Financeiras nos próximos dias, e que o número de Bancos a anunciar essas medidas também aumente.

Os Clientes devem portanto contactar o seu Banco para qualquer esclarecimento que necessitem sobre os níveis e opções de serviço que estarão disponíveis bem como as medidas específicas de cada Instituição Financeira. Pedimos aos Clientes que sejam pacientes e compreensivos nesta fase de adaptação rápida dos procedimentos dos Bancos para fazerem face a esta pandemia global.

Nesse sentido, recomendamos a todos os Clientes as seguintes medidas de contenção de acordo com indicações da Organização Mundial de Saúde:

1- Lave as mãos com sabão ou solução à base de álcool com a maior frequência;
Porquê: o sabão e o álcool matam o vírus, eliminando o risco de contaminação.

2- Não toque nos olhos, nariz ou boca;
Porquê: as nossas mãos tocam muitas superfícies e podem apanhar o vírus. Logo que contaminadas, o vírus pode entrar no corpo através das mãos pelos olhos, nariz ou boca, que são os principais canais de contágio.

3- Pratique higiene respiratória. Sempre que tossir ou espirrar, faça-o para o braço ou para um lenço, deitando de imediato o lenço no lixo;
Porquê: o COVID-19 contagia-se através de gotículas provenientes de tosse ou espirro por exemplo. Mantendo a distância está a proteger as pessoas ao seu redor.

4- Mantenha distância social de 1-2 metros de outras pessoas;
Porquê: quando uma pessoa tosse ou espirra, espalha gotículas líquidas do seu nariz ou boca que podem conter vírus. Se estiver demasiado próximo poderá inalar as gotículas e ficar infectado.

5- Se tiver regressado de uma viagem internacional mantenha-se em casa em quarentena obrigatória durante pelo menos 14 dias;
Porquê: pode ter contraído o vírus sem saber num dos países de alto risco e poderá transmiti-lo a familiares, amigos ou colegas.

6- Se tiver febre, tosse ou dificuldade respiratória, procure ajuda médica cedo;
Porquê: as autoridades de saúde têm a informação mais actualizada sobre a situação. Contactar cedo pode prevenir a expansão rápida do vírus no país.

7- Privilegie o uso de , canais digitais e meios de pagamento electrónico para interagir com o seu Banco, evitando, quando for possível, o recurso às agências bancárias.
Porquê: nesta fase, para minimizar o potencial de contágio, evite dirigir-se a locais onde exista aglomerado de pessoas;

É importante que o esforço de contenção da expansão desta pandemia em Angola seja de todos, de forma responsável e conjunta, pelo que apelamos a todos que sigam as recomendações oficiais e ajudem neste esforço.

Luanda, 24 de Março de 2020