Sala de Imprensa

 

Compliance, Crimes Financeiros e Desafios das Relações de Correspondência Bancária para Angola

No âmbito da sua actividade, a ABANC – Associação Angolana de Bancos, realizou no Museu da Moeda Nacional, um Workshop, sob o tema “Compliance, Crimes Financeiros e Desafios das Relações de Correspondência Bancária para Angola”, destinado aos Presidentes dos Bancos, Administradores e Directores de Compliance.

O evento contou com a a presença de Sua Excelência, o Dr. Valter Filipe Duarte da Silva, Governador do Banco Nacional de Angola, que proferiu o discurso de abertura, no qual salientou a importância do workshop e enalteceu a parceria que sobre a matéria existe entre o BNA e a ABANC. Participaram do encontro altos responsáveis do BNA, bem como a Dra. Francisca de Brito Directora da Unidade de Informação Financeira.


O orador do evento, Dr. Shane Riedel, Director de Correspondência Bancária e de Compliance e Crimes Financeiros para Instituições Financeiras do Standard Chartered Bank, partilhou a sua experiência focada na temática de Compliance sob a perspectiva de um banco de correspondência, tendo a sua intervenção suscitado inusitado interesse, facto que proporcionou no final animado debate.


Este workshop de grande importância e profundidade sobre a matéria de combate a crimes financeiros e relações de correspondência bancária, vem na sequência dos progressos que o sector financeiro angolano tem feito nos últimos tempos, que foram evidenciados na recente visita do GAFI a Angola, proporcionando a sua retirada da lista de países sujeitos ao monitoramento específico e permanente contra o branqueamento de capitais.
Em suma, o encontro correspondeu às expectativas dos participantes, na medida em que receberam novos inputs que servirão de ferramentas na melhoria contínua dos processos e procedimentos, em face dos desafios de protecção do sistema financeiro contra os crimes de branqueamento de capitais e do financiamento do terrorismo.