Sala de Imprensa

 

BCBS - Comité de Basileia para Supervisão Bancária publicou as revisões ao anexo das directrizes sobre correspondência bancária

O Comité de Basileia de Supervisão Bancária (BCBS) publicou uma revisão às directrizes para a gestão de riscos relacionados ao branqueamento de capitais e ao financiamento do terrorismo (BC / FT) em relações de correspondência bancária.


As revisões, feitas nos Anexos 2 (Correspondent banking) e 4 (General guide to account opening), respondem às preocupações de que os bancos estão a reduzir as relações de correspondência bancária para evitar esses riscos, o que, por sua vez, pode afectar a sua capacidade de enviar e receber pagamentos internacionais.
Estas revisões destinam-se a garantir que os bancos possam realizar negócios com os seus correspondentes bancários com a melhor compreensão possível das regras aplicáveis ​​para combater os riscos de BC / FT, guiando-os na aplicação de uma abordagem baseada no risco para relações de correspondência bancária, reconhecendo que nem todas têm o mesmo nível de risco. As directrizes estabelecem igualmente expectativas concretas de regulamentação e supervisão e incluem uma lista de indicadores de risco que os bancos correspondentes devem considerar ao avaliar os riscos de BC / FT associados nas suas relações de correspondência bancária.


Para mais informações consulte nos nossos arquivos o BCBS - Sound management of risks related to money laundering and financing of terrorism, publicado no site do Bank for International Settlements (BIS).