Wolfsberg actualiza o Guia sobre Pessoas Politicamente Expostas

O Grupo Wolfsberg publicou um Guia contendo orientações actualizadas destinadas a ajudar as instituições financeiras a lidar com os riscos de branqueamento de capitais relacionados com pessoas politicamente expostas (PEPs). Esta versão actualizada substitui o guia original publicado em 2003, bem como as perguntas frequentes de 2008.

O novo guia estabelece o método que o Grupo Wolfsberg considera mais eficaz para gerir o risco dos PEP, ou seja, incluir a estrutura de controlo de PEP na abordagem baseada em risco para identificar e gerir o risco de criminalidade financeira e, assim, garantir que ele possa fazer parte de um Processo holístico de avaliação do risco do cliente. Também fornece conselhos sobre como as instituições financeiras podem usar uma estrutura de controlo mais adaptada e baseada em risco para clientes que possam estar politicamente expostos.
Inclui orientação sobre, entre outras coisas:
• definir PEPs, bem como 'membros próximos da família' e 'associados íntimos' de PEPs;
• identificar PEPs, incluindo a triagem de PEP;
• tratamento de PEPs no controlo de organizações, entidades estatais ou órgãos do setor público;
• componentes-chave das estruturas de gestão de risco do PEP; e
• desclassificação de PEPs.

Para mais informações consulte o link sobre Guia Wolfsberg sobre as Pessoas Politicamente Expostas (PEPs) e sobre a sua Apresentação, ambas publicadas no site do Wolfsberg Group