Conferência sobre Sustentabilidade na Banca

A ABANC promoveu hoje, dia 14 de Julho, a Iª Conferência sobre Sustentabilidade na Banca. O evento aconteceu no Hotel Intercontinental e reuniu um paínel de oradores de peso que, em conjunto, representam o panorama financeiro de Angola.

Sob o tema ESG e a Sustentabilidade na Banca, esta conferência tinha o objectivos de promover a partilha de informação dedicada ao tema. Identificar as Melhores Práticas do segmento financeiro, numa perspectiva global, e dar a conhecer de que forma os seus Associados – todas as Entidades Bancárias presentes no mercado nacional, têm vindo a incluir nas suas estratégias de actuação alterações que respondam aos desafios que a necessidade da Sustentabilidade e dos Princípios ESG comportam.

Sendo a Promoção da Educação Financeira um dos objectivos estratégicos da Associação, a ABANC optou por tornar o evento acessível a todos aqueles que manifestaram interesse em ouvir as autoridades nacionais e internacionais nesta matéria, possibilitando que o evento fosse acompanhado remotamente, através de um link de streaming. Desta forma, foi possível acompanhar a conferência através da plataforma Zoom ou Youtube.

Tivemos uma abordagem mais geral, que mencionou o impacto das alterações climáticas nos recursos naturais e os consequentes constrangimentos e fenómenos que o Mundo já experiência actualmente, decorrentes dos mesmos; mas abordamos também as dificuldades que os players locais – Instituições Financeiras e Governamentais, sentem na implementação dos princípios ESG, do que pode já fazem e do que pode ser feito a curto, médio e longo prazo. Foram partilhados dados, informações relevantes para análise, programas de suporte a promoção de competências em quadros nacionais na matéria que será, talvez, uma das mais desafiantes e complexas dentro do espectro da Sustentabilidade. Personalidades nacionais e estrangeiras, e um Público participativo, garantiram-nos que estamos no bom caminho, mas que só o trilhamos com o esforço de todos.