Educação Financeira

Conhecer a Banca

 

O sistema financeiro pode ser definido como o conjunto de instituições, regras, instrumentos e serviços que possibilita a formação e rentabilização de poupanças, na forma de recursos ou activos financeiros, para aplicação em financiamento para investimento e consumo. O sistema financeiro depende da existência de agentes económicos superavitários e de agentes económicos deficitários na economia, que podem gastar ou consumir recursos (unidade de consumo) ou podem sacrificar a satisfação de necessidades mediante a poupança (unidade de poupança), que será canalizada para o investimento.

O sistema financeiro nacional está segmentado em quatro grandes "mercados":

  • Mercado monetário: é o segmento onde se concentram as operações para controlo da oferta de moeda e das taxas de juros de curto prazo, de modo a garantir a liquidez da economia. A liquidez deste mercado é regulada por operações abertas, pelas autoridades monetárias, via colocação, recompra e resgate de títulos de dívida pública de curto prazo. O Banco Nacional de Angola actua neste mercado, implementando a Política Monetária.
  • Mercado de crédito: é o segmento que atende às necessidades de crédito de curto e médio prazos. Actuam neste mercado diversas instituições financeiras que prestam serviços de intermediação de recursos de curto e médio prazo para agentes deficitários que necessitam de recursos para consumo ou investimento. O Banco Nacional de Angola é o órgão responsável pelo controlo, supervisão e fiscalização deste mercado.
  • Mercado de capitais: é o segmento que tem como objectivo canalizar recursos de médio e longo prazo para agentes económicos produtivos deficitários, através das operações de compra e de venda de títulos e valores mobiliários, efectuadas entre empresas, investidores e intermediários. A Comissão de Mercado de Capitais (CMC) é o órgão responsável pelo controlo, supervisão e fiscalização deste mercado.
  • Mercado cambial: é o segmento onde são negociadas a troca de moedas estrangeiras por Kwanzas. O Banco Nacional de Angola é o responsável pela gestão, fiscalização e controlo das operações de câmbio e da taxa de câmbio, actuando através de sua Política Cambial.
  • Mercado segurador: é o segmento que tem como objectivo a gestão de riscos relativo a agentes económicos que procuram proteger-se economicamente contra eventos imprevisíveis que tenham um impacto negativo em relação aos seus interesses, através de um acordo financeiro, estruturado no conceito do mutualismo e nas leis estatísticas da probabilidade, onde se indemniza os segurados e seus beneficiários pela ocorrência de determinados eventos ou por eventiais prejuizos. A Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG) é a autoridade responsável pela regulação, supervisão, fiscalização e acompanhamento deste mercado.